Este blog pertence aos alunos do Muro, em Rebordosa, que em Setembro de 2009 iniciaram o 1º ano.

Durante os próximos 4 anos contem com as nossas novidades, tal como nós contaremos com as vossas visitas!

quarta-feira, 11 de julho de 2012



A turma do 3º ano M3A da escola EB1/JI do Muro, decidiu mencionar neste espaço o que gostou mais de fazer ao longo do ano:


O Diogo Coelho gostou muito de fazer as pesquisas sobre os planetas do Sistema Solar.

O Guilherme Cruz adorou todas as experiências em especial as que fizemos com os imanes.



A Renata Teixeira gostou da experiência que fizemos com uma garrafa, algodão e um cigarro. Com esta experiência verificámos o mal que o tabaco faz aos nossos pulmões. Desde esse dia, que a Renata, não deixa o pai fumar! Só é pena que ele fume às escondidas! 

A Helena Neto também gostou da experiência com o cigarro porque ficou a ver que se só um cigarro manchou o algodão todo, o que fará quem fuma cigarro atrás de cigarro? Fica com os pulmões todos pretos!






A Beatriz Seabra referiu a experiência que fizemos da fotossíntese na qual utilizámos a técnica da cromatografia para vermos as cores que existem na folha de uma planta. Aprendemos que as plantas “comem” o nosso dióxido de carbono e dão-nos em troca oxigénio. 






O José Monteiro gostou muito da observação das rochas e de descobrir que afinal as rochas vistas pelas lupas binoculares têm muito para nos mostrar.

A Francisca Martins mencionou que também gostou de ver as rochas, mas o que a surpreendeu mesmo, foi observar os fósseis, que nos permitem descobrir aproximadamente a idade dessa rocha.

A Mariana Lopes gostou muito de observar os fósseis em especial aquele que parecia uma carapaça de caracol. 




A Daniela Gonçalves gostou muito de fazer a pesquisa sobre as aves migratórias porque achou muito interessante saber que algumas aves, que pensava que não eram migratórias afinal eram. 
A Daniela Pacheco referiu as descobertas que fez ao pesquisar sobre o Dia do Trabalhador porque não sabia que dantes tinham de trabalhar tantas horas e sem direitos nem regalias.


A Gabriela Alves mencionou a experiência que fizemos na aula com o coração de porco que a Renata trouxe do talho. Dissecámos o coração e observámos o seu interior… foi divertido “enfiar” os dedos nas aurículas, nos ventrículos, na aorta e na abertura para as veias pulmonares.

A Sofia Moreira nunca pensou que o nosso coração fosse tão complicado e igual ao do porco. E referiu que a visita ao museu da Ciência Viva a Vila do Conde, foi muito mais interessante depois de termos observado o coração na sala de aula.




O Flávio Lopes gostou das experiências que fizemos sobre a eletricidade, porque nunca pensou que alguns materiais deixassem passar a energia para acender as lâmpadas.
O João Ribeiro gostou mais de utilizar os simuladores virtuais do sistema solar, pois permitiu-lhe aprender mais sobre os planetas, a sucessão das estações do ano e dos dias.
O Edo Fernandes gostou de todas as experiências e de todas as pesquisas, em especial a das aves migratórias. A experiência de que gostou mais foi a última, em que fizemos observação das rochas com a Professora Susana.
A Lília Leal gostou mais da experiência em que fizemos um arco-íris aqui na sala, após termos pesquisado como é que esse fenómeno acontecia.




A Professora Carla Carvalho referiu que este ano foi um ano muito gratificante, em que desenvolveu várias atividades ao longo do ano. As de que gostou mais foram: poder simular na sala de aula o ciclo da água, a investigação sobre a importância da mastigação para uma boa digestão, a utilização de simuladores computacionais sobre o Sistema Solar e as visitas de estudo realizadas ao longo do ano.

Um comentário:

  1. Sem dúvida que estiveram muito ocupados! Quando partilham mais experiências? bjs

    ResponderExcluir